sexta-feira, 21 de julho de 2017

REUNIÃO DE APRESENTAÇÃO DO PROJETO: MAIS MERCADO - PELA UFRB

Foto: André Luiz (AL Notícias)


Na última quarta feira (19/07/2017) foi apresentado ao município de Ichu pelas representantes da UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, a profª Larissa e Eumile, o Projeto: Mais Mercado. Na oportunidade foi assinado pelo Prefeito, o termo de adesão ao referido Projeto, que além de não custar nada ao município, ainda nos trará grandes benefícios no sentido de fortalecimento à nossa Agricultura Familiar, a qual deve estar inserida à alimentação escolar na proporção mínima de 30% dos recursos repassados pelo FNDE para esta finalidade, conforme a Lei nº 11.947 de 16 de junho de 2009 , a qual encontra-se regulamentada pela Resolução CD/FNDE nº 26, de 17 de junho de 2013
 Devido ao desafio quem tem sido o cumprimento a legislação, A Secretaria especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (SEAD) e o FNDE firmaram parceria, através da qual ações estão sendo desenvolvidas.  Assim foi firmado o Termo de Execução Descentralizada (TED) com a UFRB para apoiar o Projeto Mais Mercado.
O Projeto, cujo objetivo é ampliar a aquisição dos produtos dos agricultores familiares e de suas organizações pelo PNAE, beneficiando os municípios dos Territórios do Recôncavo, Portal do Sertão e Sisal, prestarão as seguintes atividades:
  • Levantamento, sistematização e análise de um conjunto de ações relacionadas à aquisição de produtos dos agricultores familiares e suas organizações, infraestrutura das unidades escolares, composição dos cardápios, gestão do programa e outras ações de incentivo a uma alimentação saudável no PNAE.
  • Levantamento, sistematização e análise da oferta dos produtos das organizações econômicas da agricultura familiar (OEAF) e a demanda no município e em seu entorno.
  • Análise da convergência entre a oferta das OEAF e a demanda do PNAE para construção de um Plano de Ação visando alcançar o mínimo de 30% da produção familiar na aquisição de alimentação escolar no município.
  • Acompanhamento e monitoramento da implementação do Plano de Ação junto as OEAF, responsáveis técnicos de Nutrição, executores das chamadas públicas e outros.
  • Capacitação dos gestores da nutrição, da educação, das OEAF, conselheiros de alimentação escolar, gestores da agricultura e demais atores envolvidos com o processo relacionado compra dos produtos da agricultura familiar pelo PNAE.
Participaram da reunião o Prefeito Carlos Santiago, a Secretária de Agricultura Débora Mascarenhas, a Nutricionista Calila Santiago, o Secretário de Educação Carlos Herivelton, a Diretora de Educação Samira Fontes, Presidente do Conselho do AE Luiz Gonzaga e demais técnicos e coordenadores da secretaria.

ENTREGA DE BOLETOS - GARANTIA SAFRA 2017/2018

Estão disponíveis na Secretaria de Agricultura de Ichu, os BOLETOS do Garantia-Safra 2017/2018. A entrega será feita por comunidade, co...